quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Concurso de redação estimula escrita e leitura

Cento e seis alunos da rede pública de ensino do Estado estão participando do primeiro concurso de redação da XV Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém. Realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o concurso, que aconteceu neste domingo, 4, busca estimular a leitura e a escrita entre os estudantes. Os alunos foram divididos em dois grupos – o de Ensino Fundamental e o de Ensino Médio e para cada um havia três temas.

Um participante foi escolhido para sortear o tema do texto a ser desenvolvido. “Os temas foram direcionados de acordo com o grau dos alunos e também com o cotidiano escolar deles. A intenção da Seduc também é conhecer mais sobre o dia-a-dia deles, a fim de implementar projetos e políticas para qualificar cada vez mais o ensino público”, disse Hellen Anjos, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe).

O tema sorteado para os alunos do Ensino Médio foi “Como a internet pode contribuir para a sua formação escolar”. De acordo com Hellen, o assunto da redação poderá contribuir para a Seduc ampliar suas atividades na área da informática. Tainá Carvalho, 16, é aluna do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Pedro I, do bairro de Val de Cans, em Belém. Ela foi a primeira a deixar a prova na manhã deste domingo e disse que gostou do tema escolhido. “O assunto foi bem interessante para desenvolver. Nem sempre nós, estudantes, utilizamos a internet como ela deveria ser usada, para pesquisas e estudos. Precisamos nos interessar também pelo aprendizado no meio digital”, diz a jovem.

Melissa Modesto, 15 anos, também é aluna da Escola Estadual Dom Pedro I, onde cursa o 2º Ano. Para ela, o concurso de redação é um momento de descoberta, no qual novas idéias podem surgir a partir do tema escolhido. “Iniciativas como esta são muito importantes pra gente, que está se encaminhando para os últimos anos da escola. Temos que pensar em novas ideias, desenvolver a nossa escrita, e o concurso nos ajuda nesse sentido”. Até o final da Feira do Livro, as 10 melhores redações do concurso serão premiadas pela Seduc. Os alunos e seus professores receberão certificados de reconhecimento pela participação no certame.

Texto: Thiago Melo
Fotos: Advaldo Nobre
Secom